A - Trabalhadores com Deficiência

A Caterpillar Brasil foi eleita pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência a melhor empresa para trabalhadores com deficiência, na terceira edição do prêmio, que visa ampliar a visibilidade das boas práticas de inclusão profissional adotadas por empresas do Estado de São Paulo. Ao todo, 80 empresas públicas e privadas participaram da pesquisa, que avaliou diversos quesitos, como a promoção da política dos direitos da pessoa com deficiência, igualdade de oportunidades, nível de sustentabilidade dos projetos e condições materiais e psicológicas. Para as grandes empresas, a análise também abrangeu o cumprimento da legislação sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência. Outras informações: (www.caterpillar.com.br).

B - Diagnóstico Genético

Com quatro anos de existência, a Mendelics proporcionou um novo cenário para a acessibilidade de diagnóstico genético no Brasil. O laboratório possui a maior capacidade de sequenciamento genético da América Latina, tecnologia de ponta e médicos geneticistas renomados que tornaram o diagnóstico genético acessível e inclusivo através da criação de um software próprio, o Abracadabra, que auxilia a análise genômica de mais de oito mil síndromes e doenças genéticas. O software de interpretação foi aprimorado ao longo dos anos e está em sua versão 3.0. A criação da plataforma de big data foi realizada por uma equipe de programadores e bioinformatas brasileiros na Mendelics. Saiba mais em (www.mendelics.com).

C - Mercado de Café

A Organização Internacional do Café (OIC) destaca em seu Relatório sobre o mercado de Café, que a recente recuperação dos preços “sofreu uma inversão significativa” que pode ser atribuída em grande parte a perspectivas de melhores condições climáticas verificadas nas regiões produtoras no Brasil e Vietnã, e também à valorização do dólar norte-americano em relação à moeda brasileira. Esses dois fatos abrandaram preocupações do mercado cafeeiro mundial como a possível redução da oferta de café no futuro pelo fato de o mercado ter tido déficit nos dois últimos anos, devido principalmente às perdas na produção do café Robusta. Conforme a OIC, o mercado deverá continuar a ter café disponível, tanto que nos 12 últimos meses as exportações totalizaram 112,4 milhões de sacas. Saiba mais em (www.consorciopesquisacafe.com.br).

D - Residência Médica

Termina amanhã (30), às 22h00, o prazo de inscrições no processo seletivo da Residência Médica da Santa Casa de Marília. O exame, composto de prova objetiva, entrevista, análise e arguição do currículo, será realizado por meio do Instituto Zambini (www.zambini.org.br). O formulário para inscrições também está disponível no site. A prova objetiva será aplicada em 17 de janeiro. São oferecidas 16 vagas distribuídas nas especialidades de anestesiologia (6), ortopedia/traumatologia (4), cardiologia (4) e medicina intensiva (2). Os cursos são credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) do Ministério da Educação. A Santa Casa de Marília possui mais de 40 anos de experiência na formação de médicos especialistas.

E - Livros Digitais

Pensando seu ecossistema digital de modo integrado, com conteúdo em formato de e-books, aplicativo de leitura, audiolivros, plataforma de autopublicação [Publique-se] e, claro, o e-reader LEV, a Saraiva oferece mais uma novidade inédita e passa a comercializar cards de livros digitais também em suas lojas. Com esta ação a rede torna-se a única livraria a disponibilizar esta modalidade de conteúdo em suas unidades físicas. A iniciativa faz parte da estratégia multicanal da empresa, pensada de forma integrada entre a rede e site de e-commerce e mobile. Na lista estão desde clássicos como O Nome da Rosa e O Diário de Anne Frank, até livros temáticos sobre Política, História, Negócios, Fantasia e Femininos, além de títulos que figuram na lista dos mais vendidos, como A Garota No Trem.

F - Segmento Farmacêutico

Há 7 décadas, o maior complexo farmacêutico da América Latina mantém sua filosofia de crescimento contínuo com qualidade, e se consolida entre os maiores no segmento de genéricos, e no mercado nacional, com novas estratégias também para o setor hospitalar. Nos últimos anos, o Laboratório Teuto/Pfizer investiu mais de R$ 200 milhões na expansão da capacidade produtiva. No setor de sólidos, a produção saltou de 640 milhões para 1 bilhão de unidades produzidas/mês. No setor de injetáveis, a capacidade saltou de 17 para 35 milhões de unidades/mês, com a inauguração de uma nova área de produção. Como resultado desses investimentos, a empresa também realizou mais de 600 contratações. Hoje, a companhia possui mais de 3,5 mil colaboradores diretos, sendo 800 somente nas áreas de qualidade. Saiba mais em (www.teuto.com.br).

G - Cloro, Soda e PVC

A Unipar Carbocloro concluiu a última etapa de aquisição da Solvay Indupa. Depois de um processo iniciado com o anúncio da operação em 2 de maio do ano passado e a aprovação pelo Cade em 07 de dezembro, começa agora o processo de integração. Na nova configuração, a Unipar Carbocloro passa a ser a maior fabricante de cloro/soda e a segunda maior fabricante de PVC da América Latina, com capacidade instalada de 510 mil toneladas de PVC, 670 mil toneladas de cloro e 750 mil toneladas de soda. Além das unidades Santo André, na região metropolitana de São Paulo, e Bahía Blanca, na Argentina, que passam a se chamar Unipar Indupa, a operação industrial conta ainda com a fábrica da Unipar Carbocloro em Cubatão, no litoral de São Paulo.

H - Energia de Itaipu

A Itaipu Binacional atingiu ontem (28), pela manhã, excepcionais 102 milhões de megawatts-hora (MWh). A quatro dias para o fim de 2016, com uma média diária acima de 250 mil MW, a perspectiva é fechar o ano com uma produção total em torno de 103 milhões de MWh. Geração é inédita no mundo. Se confirmada, a quantidade será 3 milhões superior à meta de 100 milhões de MWh projetada para o melhor ano de todo os tempos de funcionamento da usina. Em 2016, Itaipu ultrapassou a marca de Três Gargantas e voltou a liderar a produção anual de produção de energia elétrica.

I - Réveillon na Canção

A virada de ano na Canção Nova, em Cachoeira Paulista, reunirá mais de 15 mil fiéis, de 30 de dezembro a 1° de janeiro. Na programação do tradicional Acampamento de Ano Novo, shows, palestras, Adoração ao Santíssimo Sacramento, missas, reza do terço e grupo de oração. O tema deste ano será “Mostra-me Senhor os teus caminhos”. São atrações musicais: banda Anjos de Resgate; Suely Façanha; Emanuel Stênio; e Frutos de Medjugorge. A Canção Nova oferece um espaço de 8 mil m² para camping, dividido em três áreas: família, masculino e feminino, com capacidade total para 2,8 mil barracas. A entrada é gratuita. Programação completa em: (eventos.cancaonova.com/edicao/acampamento-de-ano-novo-19/).

J - Uso do Espaço por Drones

Para iniciantes e profissionais que desejam saber maiores informações e atualizações do sistema online lançado recentemente pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), agora é a hora de ficar por dentro e tirar as dúvidas. Pensando nisso, foi realizada uma palestra online no último dia 21, com o tema “Novidades do Decea para operar Drones”, que contou com a presença do Capitão Leonardo Haberfeld, do Decea, e foi mediada por Emerson Granemann, diretor do DroneShow. A maioria das questões foi sobre a regulamentação para o uso de drones no Brasil, o que demonstra o interesse da audiência em trabalhar de forma correta e legal. O replay já está disponível em (https://app.webinarjam.net/replay/17520/0a508c72
25/0/0).

Mais Lidas