A - Bolsas de Jornalismo

Até o próximo dia 22, estudantes do ensino médio de escolas públicas da região metropolitana de São Paulo podem se inscrever no programa “Acontece na Escola”, da Agência Mural de Jornalismo das Periferias. Serão oferecidas dez (10) bolsas, no valor de R$ 600, para alunos matriculados em 2018 que queiram produzir uma reportagem sobre a escola em que estudem, em parceria com um jornalista correspondente da agência. O objetivo é amplificar vozes de estudantes das periferias da Grande São Paulo e estimular o interesse e a crítica das notícias por meio da prática jornalística. É projeto “Mural nas Escolas”, que consiste na realização de palestras e oficinas sobre jornalismo em escolas públicas. Acessar: (www.agenciamural.org.br/acontecenaescola).

B - Imóveis em Portugal

O escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia, em parceria com a Câmara Portuguesa de São Paulo e com as imobiliárias Axpe e Porta da Frente, da rede Christie's, promove os seminários "Investimento Imobiliário em Portugal", na próxima quinta-feira (9), das 8h30 às 11h30, no Hotel Unique. O evento conta com debates sobre oportunidades de negócios imobiliários para investidores brasileiros interessados no mercado português, bem como esclarecimentos sobre o Golden Visa (visto/cidadania) e outros assuntos pertinentes ao tema investimentos em Portugal. Mais informações: (http://axpe.com.br/evento-pt).

C - Técnicas de Liderança

Saber lidar com as equipes para que elas alcancem os objetivos de maneira harmoniosa e priorizando o bem estar de todos é um dos desafios dos líderes. Pensando nisso a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos promove, na próxima sexta-feira (10), o curso “Técnicas de Liderança para Profissionais de Chão de Fábrica”. Objetiva apresentar técnicas para que os participantes consigam exercer sua liderança gerenciando o capital humano de forma eficiente, garantindo desempenho satisfatório para a empresa. Dirigido a gerentes, encarregados, supervisores, líderes informais e profissionais que atuem na tomada de decisão na área industrial. Informações e inscrições: (www.abimaq.org.br) ou tel. (11) 5582-6321/6313.

D - Setores da Hospitalidade

Entre os dias 18 e 21 de setembro, no São Paulo Expo, acontece a Equipotel, única feira da América Latina que reúne todos os setores da hospitalidade. É o destino certo para aqueles que desejam encontrar soluções para o primor na habilidade de gerir o seu negócio e acolher o seu cliente. E ainda: os visitantes poderão vivenciar experiências exclusivas em conteúdo, inovação, negócios e relacionamento. O evento conta com 300 expositores que apresentarão seus produtos e serviço. O credenciamento é gratuito: basta acessar (www.equipotel.com.br), preencher o formulário, e imprimir a sua credencial.

E - Amyr Klink

Entre os próximos dias 19 e 28, a obra do navegador Amyr Klink intitulada de “Linha D’Água – Viagens Oceânicas de Amyr Klink e suas lições sobre a água” estará no Tietê Plaza Shopping com cerca de 30 fotografias expostas em painéis acompanhadas de textos explicativos sobre as mais de 40 viagens oceânicas realizadas por ele e por sua esposa Marina Klink, desde os anos 80. O objetivo do projeto é estimular a reflexão sobre o consumo consciente de água. Para quem busca por detalhes mais aprofundados sobre o tema, Amyr Klink fará uma palestra gratuita gratuita contando a sua história no dia 25, às 10h30. Mais informações: (www.tieteplazashopping.com.br).

F - Carros Elétricos

A Nissan do Brasil e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) assinaram memorando de entendimento que tem como objetivo iniciar estudos para soluções futuras para as baterias usadas de veículos elétricos. Os convênios permitirão que a fabricante japonesa de automóveis e o grupo de pesquisa da UFSC testem as aplicações dessas baterias. Dentre os trabalhos a serem realizados, pode-se destacar o estudo do potencial das baterias como sistemas de armazenagem de energia, o que a Nissan chama em todo o mundo de Xstorage Buildings (ou Edifícios de Armazenagem) para a geração de energia de maneira independente da rede elétrica convencional.

G - Data Driven

Amanhã, quarta-feira (8), acontece a primeira edição do Data Driven Day. O evento, realizado pela Data Business Intelligence, empresa de consultoria do Grupo Havas especializada em Big Data Analytics, será apresentado simultaneamente em seis países, contemplando cidades como Bogotá, Buenos Aires, Ciudad de México, Lima, Miami e São Paulo. A iniciativa, que acontecerá na ESPM, na Vila Mariana, marca a entrada da DBI no Brasil e visa fomentar a cultura "data-driven", estimulando os presentes a refletirem sobre como as empresas podem aproveitar dados e tecnologia, aumentar a competitividade e otimizar seus negócios. Para isso, contará com a presença de executivos de grandes empresas e startups. Para mais informações acesse: (http://datadrivenday.com/sao-paulo/).

H - Operações Ferroviárias

A Rumo vem registrando há três anos quedas contínuas de acidentes ferroviários em seus mais de 12 mil km de vias férreas que cruzam seis estados. Entre 2015 e 2018, o percentual de redução dessas ocorrências é de 46% por conta de investimentos constantes em material rodante (novas locomotivas e vagões) e, principalmente, em pessoas. O Projeto de Segurança Ferroviária já idealizou 137 ações com o foco de reduzir a zero os acidentes. A Rumo é a maior operadora logística com base ferroviária independente do Brasil e América Latina. Tem quatro concessões em seis estados. Com mil locomotivas e 25 mil vagões, a empresa oferece uma gama completa de serviços interligando centros de produção, polos consumidores e portos marítimos.

I - Coach #1 do Mundo

O único caminho para um Brasil melhor é com cidadãos melhores. Esta é uma das reflexões que norteiam as ações do Instituto Brasileiro de Coaching. Por isso, o presidente da organização José Roberto Marques dividirá o palco com o maior coach do mundo, Anthony Robbins, que virá pela primeira vez ao Brasil. O evento, comandado pelo líder mundial em desenvolvimento de pessoas e organizações, acontece nesta quinta-feira (9), das 8h às 20h no São Paulo Expo, e tem o objetivo de proporcionar ao público a compreensão sobre as barreiras que atrapalham o crescimento e impedem as pessoas de se tornarem quem realmente desejam ser. Para mais informações, acesse: (http://www.tonyrobbinsbrasil.com.br/).

J - Fast Fashion

No próximo sábado (11) a Kiabi (pronuncia-se Kiabí), uma das maiores redes de moda da França inaugura sua primeira loja no Brasil. Localizada no Shopping Ibirapuera, são 1.500 m², com produtos de vestuário, acessórios e calçados para toda a família, de recém-nascidos e prematuros, crianças, homens, mulheres e plus size. Pertencente à família Mulliez, dona das marcas Leroy Merlin, Decathlon e Zodiô (decoração e produtos para casa), já presentes no Brasil, a equipe da Kiabi usou a experiência destas marcas e um amplo estudo do mercado brasileiro para desenvolver seu plano de negócios. Fundada em 1978, a Kiabi movimenta 2 bilhões de euros anualmente e comercializa em média 275 milhões de peças por ano.

Rua Vergueiro, 2949, 12º andar – cjto 121/122
04101-300 – Vila Mariana – São Paulo - SP