A - Colóquio Pedagógico

No mercado de trabalho brasileiro, o francês já é visto como um diferenciador do currículo. Após a França, o país é o que mais gera emprego em empresas francesas, contando com 500 mil vagas preenchidas. Com o desafio de formar uma nova geração francófona, a Aliança Francesa retoma seu Colóquio Pedagógico, que chega a sua 18ª edição em 2018. O evento conta com o escritor Milton Hatoum durante a conferência de abertura e especialistas francófonos da região de Québec, Canadá, Bélgica e França. O Colóquio acontece entre os próximos dias 21 e 23 na Unidade Centro e Teatro Aliança Francesa, com inscrições a partir de R$ 40,00. As conferências do primeiro dia serão gratuitas. Informações tel. (11) 3017-5699. Inscrições: (aliancafrancesa.com.br/colloque).

B - Slogans para a Copa

A Hyundai lançou uma campanha nacional em seus canais digitais com o objetivo de incentivar ainda mais os brasileiros a participar do concurso “Be there with Hyundai” (“Esteja lá com a Hyundai”, em tradução livre), que vai escolher a frase para estampar o ônibus do Brasil no torneio. Os criadores dos slogans vitoriosos ganharão uma viagem para a Rússia com direito a acompanhante e assistirão a um dos jogos da sua seleção, fazendo parte da comitiva que vai do hotel até o estádio. Aqueles que ficarem na segunda e terceira colocações receberão brindes oficiais. A campanha acontece no site da Hyundai Motor Brasil (www.hyundai.com.br) e no Facebook (www.facebook.com/hyundaibr).

C - Rede de Apicultores

A tecnologia aliada à uma nova cultura colaborativa pode ajudar a fortalecer a apicultura e proteger as abelhas no Brasil. Essa é a proposta da geoApis, uma plataforma digital inovadora que cria uma rede integrando associações apícolas e produtores de mel. A ferramenta permite o compartilhamento de informações de forma colaborativa, contribuindo para a profissionalização e melhor eficiência dos apiários. A geoApis é um novo sistema de informação comunitária desenvolvido pela Associação Brasileira de Estudo das Abelha em parceria com o Centro de Referência em Informação Ambiental e MD Educação Ambiental. O sistema, acessível via site na internet e aplicativo móvel, nesta etapa piloto, está sendo construída em parceria com associações apícolas do Estado. Mais informações: (www.abelha.org.br). Contato: (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.).

D - Jovens Empreendedores

A Fundação Telefônica Vivo acaba de abrir inscrições para o processo de incubação de projetos de jovens empreendedores do Programa Pense Grande, iniciativa que visa estimular o empreendedorismo social entre jovens de periferia em diferentes regiões. Para participar é necessário ter entre 18 e 29 anos, ter renda familiar de, no máximo, três mil reais por pessoa, ter acesso à internet, disponibilidade para viagens e residir nas seguintes localidades e suas regiões metropolitanas: Curitiba, Fortaleza, Londrina, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Santa Rita do Sapucaí, Santarém, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba e Vale do Jequitinhonha. Inscrições e mais informações: (www.pensegrande.org.br/participe).

E - Tributação no Brasil

No próximo dia 22, das 9h30 às 11h30, no Auditório Roncato Advogados (Vila Mariana), acontece o workshop gratuito 'Tributação no Brasil – Dificuldades e Oportunidades', com abordagem sobre os desafios tributários para quem busca investir no país. As dúvidas são diversas devido à complexidade da legislação, além da variedade de tributos que podem incidir em cada negócio. Neste workshop serão discutidas as dificuldades que as empresas encontram e também as oportunidades de redução da carga tributária, considerando um bom planejamento, revisão fiscal e utilização de benefícios. A palestra será ministrada pelo advogado Rodolfo Rodrigues, sócio e líder da área de Direito Tributário do escritório. Inscrição: tel. (11) 3171.0588), com Luciana, ou por e-mail (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.), com Ana Paula.

F - Comunicação Científica

Produzir um vídeo de três minutos, sem edição e nenhum apoio de dispositivo eletrônico, para explicar um conceito científico ou tecnológico e mostrar sua importância ou impacto na vida cotidiana. Este é o desafio da 3ª edição do FameLab Brasil – competição internacional voltada para pesquisadores que acontece simultaneamente em 32 países e é organizada pelo British Council. Os autores dos 30 melhores vídeos ganharão passagem e estadia para ficar de 23 a 27 de abril no Rio. Serão selecionados dez finalistas, que passarão por outra etapa de treinamento e farão uma nova apresentação para concorrer ao grande prêmio: uma viagem para disputar as finais no Reino Unido, durante o Festival de Ciência de Cheltenham, de 4 a 10 de junho, na Inglaterra. Inscrições: (www.famelab.com.br).

G - Gastronômico de Startups

Nos últimos anos, a palavra “inovação” tem tirado o sono de muitos brasileiros. Mas não estamos tratando de um pesadelo, e sim de sonhar acordado. Você, inclusive, já deve ter se pego pensando em alguma ideia pioneira, que revolucionaria o mercado. Agora que tal misturar essa criatividade e vontade de empreender do povo brasileiro com sabores e encantos gastronômicos? Pronto, essa é a receita do 1º Desafio Gastronômico de Startups, promovido pelo Pátio Batel como parte do projeto do Pátio Gastronômico, idealizado em conjunto com a Mapie, em parceria com o Centro Europeu, principal escola de gastronomia do Brasil. O objetivo da competição é trazer novidades gastronômicas para o mercado, fazendo com que as startups encontrem uma maneira lucrativa para atuar em um segmento em franca expansão no país. Inscrições emais informações: (www.patiobatel.com.br).

H - Six Sigma Brasil

Acontece nos dias 16 e 17 de maio, no WTC - World Trade Center, a décima edição de um dos principais eventos de gestão do primeiro semestre do ano. O Congresso Internacional Six Sigma Brasil que contará com ilustres presenças. Voltado para a comunidade de profissionais que atuam na área de gestão, o evento disponibiliza as melhores práticas de metodologias de gerenciamento de projetos e qualidade. Reunindo um histórico de satisfação do público acima de 90%, o summit apresenta uma estrutura de Palestras que abordam um conteúdo Empresarial; Econômico-estratégico; e Verticais do conhecimento, bem como Debates e o momento solene de Homenagem, no qual é escolhido o profissional de destaque na área de Gestão. Mais informações: (http://www.leansixsigma.com.br/congresso/2018).

I - Escola da Família

Termina no próximo dia 15 o período de inscrições para bolsistas do Programa Escola da Família. As informações necessárias ao cadastro de novos membros podem ser encontradas no termo de adesão disponível no site da Secretaria de Educação do Estado (http://escoladafamilia.fde.sp.gov.br/default.asp). Para participar, o interessado precisa ter Ensino Médio completo, ser maiores de idade e estar matriculados em uma instituição de Ensino Superior, que tenha convênio com o Secretaria de Educação do Estado e a Fundação Para o Desenvolvimento da Educação. Atividades de lazer, esporte, cultura, artes e qualificação profissional integram o calendário de ações desenvolvidas em mais de 2,3 mil unidades escolares estaduais e municipais de 594 municípios paulistas aos fins de semana. As atividades com os novos bolsistas começarão no dia 3 de março.

J - Pós para Brasileiros

O Weizmann Institute of Science, em Israel, oferece uma oportunidade de pós-doutorado para estudante brasileiro. Os candidatos selecionados terão oportunidade de realizar pesquisas de primeira linha nas áreas de ciências naturais, química, física, matemática e ciências da computação. Receberão bolsa de estudo de US$ 30 mil, recursos para viagens, despesas para participar em conferências internacionais e alojamento subsidiado durante o primeiro ano de estadia. O programa é financiado pelo Mora Miriam Rozen Gerber Fellowship, que concederá bolsa integral. Para participar é necessário ter defendido tese de doutorado e cidadania brasileira. Mais informações: (http://amigosdoweizmann.org.br).

Mais Lidas