A - Céu da Boca Estreito

A Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp) da USP seleciona pacientes adultos que têm o céu da boca estreito e precisam de tratamento ortodôntico. Para participar, é preciso ter entre 18 e 25 anos. A seleção é para tratamento ortodôntico gratuito. Não serão realizados outros tratamentos, como colocação de implantes, cáries e próteses. Os interessados devem entrar em contato pelos e-mails (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.) e (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.) ou pelos telefones (16) 99143-6116, (16) 98235-1905 e (16) 99764-3422, nos quais também podem ser obtidas mais informações. A Forp fica no campus da USP em Ribeirão Preto, na Av. Bandeirantes, 3.900.

B - Formação de Professores

Estão abertas inscrições para a 5ª edição do Curso de Formação de Professores, no site da Olimpíada Nacional em História do Brasil, um projeto realizado pelo Departamento de História da Unicamp. O curso é 100% online e ocorrerá entre 1º de março e 10 de maio de 2018. O prazo para se inscrever vai até 18 de fevereiro e o tema será “Narrativas da América: discursos e dinâmicas locais”. Podem participar, mediante pagamento de taxa, professores de história ou de outras áreas e estudantes de graduação, mesmo que não tenham finalizado a formação. Professores orientadores de equipes da 9ª Olimpíada Nacional em História do Brasil, que ocorreu em 2017, participam gratuitamente. Mais informações e inscrições: (www.olimpiadadehistoria.com.br).

C - Apoio a Consultório Médico

Com o dia cheio de consultas, fica difícil atender as ligações ou responder as mensagens de agendamento. Parar para fazer as contas, então, é adiado para o tempo livre no fim de semana. Essas são algumas das situações que, cedo ou tarde, médicos acabam vivenciando. Partindo de experiência própria e buscando encontrar a solução para esses desafios, foi criado o Simplex, que oferece todos os serviços administrativos necessários em uma clínica, como sistema de atendimento automatizado, criação de identidade visual e assessorias contábil e jurídica. A meta para este ano é de atender 200 consultórios em todo o Brasil. Saiba mais em (www.simplexempresarial.com.br).

D - Design de Luminárias

Os interessados em participar da edição 2018 do prêmio Design de Luminárias LED promovido pela Abilux (Associação Braileira da Indústria de Iluminação) já podem fazer inscrições. Aberto à participação de empresas do setor da iluminação legalmente constituídas no Brasil, o Prêmio é disputado em seis categorias além da especial: Iluminação Residencial; Iluminação Comercial; Iluminação Industrial; Iluminação Pública; Iluminação Esportiva; Iluminação Monumental e o Especial Conservação de Energia. Cada produto poderá ser inscrito em apenas uma categoria. Os produtos inscritos deverão utilizar tecnologia LED e estar sendo comercializados no mercado, entre junho de 2016 a janeiro de 2018. Mais informações: tel. (11) 3251.2744 (www.abilux.com.br).

E - Volta ao Mundo em Trem

Em uma experiência única no mundo, a empresa Trains & Tours, do Grupo TT Travel, apresenta a Volta ao Mundo de Trem 2018. Serão 21.000 quilômetros sobre trilhos, seis trens, 28 dias – de 8 de setembro a 5 de outubro -, três continentes e 17 cidades ricas em gastronomia, arte, história, música e arquitetura. O roteiro começa na urbana Chicago, sobe até o encantador Canadá, atravessa o Oceano Pacífico de avião em direção à misteriosa Pequim e percorre a mais famosa ferrovia do mundo, a Transiberiana. De lá, avista-se o Deserto de Gobi de Erlian a Moscou e ultrapassa-se a fronteira geográfica entre a Europa e a Ásia marcada pelos Montes Urais. Por fim, de Helsinque a Estocolmo, o sofisticado navio Tallink Silja Line encerra essa volta ao mundo. Saiba mais em: (www.voltaaomundodetrem.com.br).

F - Circuito Fechado

No dia 15 de abril (domingo), acontece a Maratona de Montevidéu, é organizado pela prefeitura local e apoiado pelo setor privado. O atleta poderá correr nas modalidades: meia maratona (21k) ou maratona completa (42k). Seja profissional ou amador, ambos já podem se inscrever: (www.maratonmontevideo.com.uy). O trajeto é certificado pela Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF – sigla em inglês) e será um circuito fechado, contando como ponto de partida e chegada a sede da prefeitura da capital uruguaia. Os atletas correrão pela avenida 18 de julio, a partir da prefeitura até a rua Ciudadela e depois até a orla.

G - Tese em Matemática

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Professor Carlos Teobaldo Gutierrez Vidalon 2018. A iniciativa reconhece a melhor tese de doutorado na área de matemática defendida no Brasil no ano anterior. Organizada pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática, a premiação concede R$ 3 mil ao vencedor. O autor ou orientador do trabalho deve enviar o arquivo em formato PDF da tese defendida e aprovada, bem como artigos provenientes, para o e-mail (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.). Também é necessário enviar um texto, de até 25 linhas, que defenda e justifique, com base em padrões científicos de qualidade, por que a tese merece receber o prêmio. O edital completo está disponível no link: (icmc.usp.br/e/cbf5d).

H - Arte Têxtil

Entre os dias 7 a 10 de março, o Centro de Convenções Frei Caneca sedia a 18ª edição da Patchwork Design, que reúne: uma feira especializada no setor, a Contemporâneo – Exposição Internacional de Arte Têxtil e a mostra “Boneca de Pano é gente” com trabalhos de artesãs de vários estados brasileiros e outros países. O evento reune estandes de serviços e produtos da indústria têxtil como tecidos, maquinários, revistas e livros, produtos de decoração, cama, mesa, banho, vestuário, acessórios e joias artesanais. A feira oferece também três Oficinas gratuitas por dia, para quem quer aprender algumas técnicas ou fazer um pequeno artesanato com mais de 250 vagas e inscrições feitas no local. A expectativa é de que o volume de negócios ultrapasse R$ 3 milhões. Saiba mais em: (http://www.bializ.com/patchworkdesign/).

I - Ensino de Música

O Instituto GPA abriu inscrições para o Curso de Música. Serão disponibilizadas 45 vagas para a unidade de Osasco e 40 para a de Santos. Gratuito, trata-se de uma oportunidade de desenvolvimento musical, em que jovens e crianças descobrem novos talentos por meio do aprendizado da teoria, prática e história da música erudita de forma diferenciada, que os estimula a ter disciplina, concentração e senso de equipe. Com duração de dois anos e aulas de uma hora e meia, duas vezes por semana, o programa disponibiliza os instrumentos musicais para crianças e adolescentes, de 10 a 18 anos, e não exige deles nenhum conhecimento musical prévio. Conta com metodologia que trabalha o ensino de violino, viola, violoncelo e contrabaixo de forma conjunta, desde a primeira nota. Informações: (http://www.gpabr.com/pt/noticias/instituto-gpa-abre-inscricoes-para-o-curso-de-musica/).

J - Inserção de Startups

O Ciclo Berlim do programa StartOut Brasil será realizado de 13 a 18 de maio. É um programa de apoio à inserção de startups brasileiras em ecossistemas de inovação internacionais. Até 15 startups com potencial de internacionalização serão selecionadas por ciclo de imersão. As empresas terão acesso, gratuitamente, a diversas atividades, como consultoria especializada em internacionalização. As startups aprovadas e selecionadas para o Ciclo Berlim passarão por um processo de preparação para a missão que terá duração de um a dois meses. O público-alvo são empreendedores brasileiros de negócios tecnológicos que desejam realizar uma imersão no ecossistema de empreendedorismo alemão e expandir seus negócios para a Europa. Mais informações: (www.startoutbrasil.com.br/ciclo/berlim/).

Mais Lidas