A - Curso Preparatório

Os estudantes da rede estadual paulista agora podem se preparar para o Enem com ajuda extra. O secretário José Renato Nalini assinou protocolo de intenções com o Instituto Politécnico de Ensino a Distância (Iped), que oferta aos alunos matriculados na 2ª e 3ª séries do Ensino Médio a inscrição gratuita para o curso preparatório para o exame online. Para se inscrever, basta acessar o site (www.iped.com.br/enem-gratis), clicar na opção “Aluno da Rede Pública” e informar o nome e Registro do Aluno (RA) para verificação. Assim, o estudante terá disponível todos os recursos de forma 100% gratuita. Criado há 13 anos em São Paulo, o Iped já concedeu certificados a mais de 1 milhão pessoas.

B - Vagas para Jovens

Reconhecida como porta de entrada para jovens de primeiro emprego, a rede McDonald's acaba de anunciar a expectativa de 15 mil vagas para 2018. Desse total, 1.000 vagas já estão disponíveis para jovens entre 16 e 25 anos que estejam cursando ou concluído o ensino médio. Somente no ano passado, o McDonald's gerou 14 mil empregos e a expectativa para os próximos dois anos é abrir 65 mil vagas. Os números da companhia demonstram que poucas empresas poderiam levantar a bandeira do emprego juvenil com tanta legitimidade: nos mais de 900 restaurantes da marca no Brasil, 90% dos funcionários, o equivalente a 22 mil pessoas, têm entre 16 e 25 anos. Metade deles estão em sua primeira experiência profissional (www.arcosdorados.com/ir).

C - Carnaval para Cães

No dia 3 de fevereiro, das 14h às 20h, objetivando chamar atenção para a campanha Forever Against Animal Testing (Para Sempre Contra teste em Animais) - que consiste em um abaixo assinado global com o objetivo de banir, até 2020, testes em animais com finalidade cosmética em produtos e ingredientes em todo o mundo - a The Body Shop, marca de cosméticos naturais, organiza o BloCÃO, bloco de carnaval para cachorros na Vila Madalena. A meta é atingir os 8 milhões de assinaturas e apresentar o documento à ONU, para que seja convocada uma convenção internacional sobre a proibição de teste com finalidade cosmética em animais. Até agora a campanha já arrecadou 4milhões de assinaturas. A petição pode ser assinada no site (www.thebodyshop.com.br) ou (https://www.foreveragainstanimaltesting.com/page/9952/petition/1).

D - Pagamento em Bitcoins

A CargoX – empresa brasileira que oferece serviços de transporte de carga baseados em tecnologia e big data – anuncia sua nova forma de pagamento. A partir de agora, os clientes que contratarem os serviços da startup poderão fazer o pagamento em bitcoins. Estas criptomoedas surgiram há nove anos, mas ganharam destaque especial nos últimos meses. Em 2017, a cotação das bitcoins valorizou cerca de 1.400% chamando a atenção da mídia e do grande público e levando mais pessoas a investirem nesse tipo de moeda. Com essa popularização, houve um aumento do número de produtos e serviços que podem ser pagos com a moeda virtual. Saiba mais em: (www.cargox.com.br).

E - 60 Anos da Toyota

O ano de 2018 é muito especial para a Toyota do Brasil, pois marca o sexagésimo aniversário da empresa no País. Ao longo dessa trajetória, a empresa participou ativamente do desenvolvimento industrial e econômico brasileiro e se orgulha dos grandes investimentos feitos em sua operação local, sempre pensando no crescimento sustentável de seus negócios e na contribuição para o desenvolvimento da sociedade brasileira. Desde 1958 até os dias de hoje, a marca japonesa tem trabalhado para oferecer ao público brasileiro carros cada vez melhores. Atualmente, são quatro fábricas nas cidades paulistas de Indaiatuba, Sorocaba, Porto Feliz e São Bernardo do Campo.

F - Mercado de Impressão

Entre os dias 20 a 24 de março, no Expo Center Norte, acontece a ExpoPrint Latin America. A feira possui uma estrutura completa que garante conforto para você realizar da melhor forma possível sua visita e conhecer todas as novidades que os grandes players têm para apresentar. Todas as suas dúvidas poderão ser esclarecidas diretamente com os técnicos das grandes marcas e empresas. Com os equipamentos em funcionamento, será possível ver em tempo real a capacidade das máquinas e também a eficiência de itens como substratos e tintas. Desta forma, será possível em um único dia conhecer e comparar as mais diferentes soluções. Inscrições e mais informações: (www.expoprint.com.br)

G - Edital para Exposições

A Fundação Iberê Camargo – instituição cultural com sede em Porto Alegre – está lançando um edital para a realização de exposições temporárias. O objetivo é oferecer aos artistas e curadores brasileiros e estrangeiros residentes no país uma alternativa para o desenvolvimento de suas atividades, de modo a garantir uma programação mais diversa e dinâmica à Fundação, articulada com a comunidade e às suas demandas e propostas artísticas. Comissão Julgadora vai avaliar e selecionar as propostas, tendo como critério a sua profundidade conceitual, a contemporaneidade do discurso, a excelência formal e sua coerência entre proposta e currículos dos integrantes do projeto. As inscrições estão abertas e o regulamento disponível no site (www.iberecamargo.org.br).

H - Setor Elétrico

Startups de todas as regiões do Brasil já podem se inscrever na 2ª edição do Free Electrons Global Accelerator, programa de aceleração mundial realizado pela EDP, empresa que atua em todos os segmentos da cadeia elétrica, em conjunto com outras sete companhias internacionais do setor. A iniciativa é aberta para empreendedores com projetos e modelos de negócio voltados para as áreas de energia limpa, eficiência energética, mobilidade elétrica, gerenciamento do consumo de energia, redes inteligentes, internet das coisas e serviços de apoio ao cliente. O cadastro para o processo de seleção pode ser realizado até o dia 28 de fevereiro por meio do site (http://www.freetheelectron.com/).

I - Alimentação Saudável

Alinhado com a tendência mundial de reforçar o hábito da alimentação saudável do consumidor, o Spoleto começa 2018 com um mix de folhas 100% orgânicas em suas saladas. A rede traz mais sabor e nutrientes ao cardápio dos restaurantes com a entrada de folhas orgânicas: rúcula, alface roxa e alface crespa. Em 2016, o mercado brasileiro de alimentos e bebidas saudáveis alcançou R$ 93,6 bilhões em vendas, o que colocou o país na quinta posição no ranking dos gigantes desse setor. Entre todas as categorias do segmento, a de orgânicos foi a que teve o maior avanço dos últimos cinco anos, de 18,5%. As saladas podem ser pedidas do jeito que o cliente quiser. No tamanho tradicional, a porção de folhas orgânicas + seis ou oito ingredientes + molho. Outras informações: (www.spoleto.com.br).

J - Estudos sobre Petróleo

O Unisim, grupo de pesquisa em simulação e gerenciamento de campos de petróleo da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp, está selecionando alunos para pós-doutorado na Durham University. A iniciativa tem colaboração da BG E&P Brasil (Shell). Os alunos selecionados estudarão simulação numérica de reservatórios, análise de incertezas e decisão. Os alunos receberão bolsa de estudos do programa Ciência sem Fronteira em Durham (a depender da aprovação do CNPq), com complementação de bolsa da BG E&P Brasil. Além disso, eles terão direito à cobertura total das taxas e custos adicionais. Os candidatos devem ter certificado do exame de proficiência em inglês e tese nas disciplinas de Engenharia, Geociências, Física, Matemática e/ou Estatística, preferencialmente Engenharia de Petróleo, incluindo simulação de reservatórios e estatística. Mais informações: (https://goo.gl/UTrW4Q).