A - 50 Milhões de Lacres

A Unimed do Brasil encerrou a edição 2017 da campanha "Eu Ajudo na Lata" com ótimos resultados. Realizada anualmente desde 2013, a iniciativa promove a doação de cadeiras de rodas e outros itens de acessibilidade a pessoas com deficiência por meio do valor arrecadado com a venda de lacres de latas de alumínio, coletadas pelos colaboradores, médicos cooperados, fornecedores, parceiros e comunidades das cooperativas que compõem o Sistema Unimed. No ano passado, a ação contou com a participação de 64 Unimeds e recolheu mais de 16 toneladas de alumínio, totalizando mais de 50 milhões de lacres, o que gerou a doação de 219 itens de acessibilidade.

B - Curso de Vacinologia

As inscrições para o Curso Internacional de Vacinologia estão abertas até o próximo dia 31, e faz parte do programa europeu Leading International Vaccinology Education, da Erasmus +, e dedica algumas bolsas para brasileiros. Os alunos farão cursos de formação em Barcelona, Antuérpia e Lyon. O último semestre é dedicado a um estágio, que poderá ser realizado em uma das 40 universidades, instituições de pesquisa ou indústrias farmacêuticas (na Europa, África, Ásia ou América Latina) que participam do programa. É um programa de dois anos para estudantes talentosos interessados em estudos multidisciplinares em Vacinologia. O processo de seleção inclui uma prova on-line e análise do currículo ou histórico escolar, além de proficiência em inglês. Inscrições e mais informações pelo site (http://live.univ-lyon1.fr).

C - Educação e Tecnologias

Até o dia 4 de fevereiro estão abertas as inscrições para a segunda turma do curso de especialização em Educação e Tecnologias, ofertado nas modalidades a distância ou presencial, com multi-habilitações, pela UFSCar. Apresenta uma proposta metodológica de formação aberta, híbrida, flexível e integrada, de modo a adequar-se pedagogicamente ao perfil de cada aluno. Assim, permite ao estudante compor sua própria grade curricular e decidir sobre tempos e formas para desenvolver os estudos. A especialização possibilita a formação em: Design Instrucional (Projeto e Desenho Pedagógico); Docência na Educação a Distância; Gestão da Educação a Distância; Produção e Uso de Tecnologias para Educação; e Recursos de Mídias na Educação. Inscrições pelo site (http://edutec.ead.ufscar.br), onde constam outras informações.

D - Ciência na Agricultura

Matemáticos, físicos e biólogos se reunirão no Guarujá, de 19 a 23 de março, para discutir como transformar o conhecimento que produzem em inovações para a agricultura e a produção de alimentos. Eles participarão do workshop internacional 'Translating knowledge into innovation: exploring the potential of biological soft matter science in agrifood challenges', que vai debater como a ciência pode ajudar o Brasil e o Uruguai a enfrentar os desafios que têm em comum na área agroalimentar. A falta de saneamento básico, o crescimento da resistência das bactérias e o uso extensivo de antibióticos e hormônios são exemplos de alguns dos temas que surgirão no workshop. Informações e inscrições: (https://www.britishcouncil.org.br/events/NFRL-Gadelha).

E - Economia, Trabalho e Liderança

O Sincomavi Escola de Negócios apresenta, no próximo dia 30, das 19h às 21h, a palestra 'Panorama Econômico e Perspectivas para 2018', ministrada pelo economista Jaime Vasconcellos, e contará com ingresso solidário: 1 lata de leite em pó. Em pauta, o balanço econômico de 2017 e as projeções econômicas para esse ano. Já para o dia 23 de fevereiro, das 09h às 18h, apresenta o curso 'Legislação Trabalhista, sob o comando do professor José Hamilton Marin. E, entre os dias 13 e 15 de março, das 19h às 22h, o curso 'Liderança com Foco em Resultados', apresentado pela professora Ana Penaroti. Auditório Sincomavi fica na Rua Boa Vista, 356 – 15º andar (metrô São Bento). Mais informações tel. (11) 3488-8200 ou (www.sincomavi.org.br).

F - Congresso de Neurogenética

Com o objetivo de discutir temas ligados às doenças neurológicas de origem genética, incluindo aspectos clínicos e questões relacionadas ao diagnóstico e tratamento dessas enfermidades, será realizado nos dias 23 e 24 de março, o I Congresso Brasileiro de Neurogenética. O evento, que acontece no Tivoli Mofarrej São Paulo Hotel. O evento recebe dois professores internacionais de destaque na área de neurogenética. O professor Guy Rouleau, do Canadá, pesquisador de neurologia e doenças genéticas, ministrará: genética do tremor essencial e genética da esclerose lateral amiotrófica. Já o professor Arndt Rolfs, da Alemanha, aborda o sequenciamento do genoma como uma técnica moderna de investigação de doenças genéticas raras. Para inscrições e mais informações, acesse: (http://associacaopaulistamedicina.org.br/atualizacao-medica/eventos/i-congresso-brasileiro-de-neurogenetica).

G - Arnold Sports

Maior feira internacional de nutrição esportiva, saúde, esportes, lutas, performance e fitness da América do Sul, o Arnold Sports Festival South America 2018 acontece entre 20 e 22 de abril, no Transamérica Expo Center. Criador e patrono do evento, Arnold Schwarzenegger virá ao Brasil pelo sexto ano consecutivo, para ser a principal atração para os milhares de fãs do esporte que se reunirão na capital paulista. O evento traz novidades, como o Salão de Equipamentos, corrida de rua com a presença de Schwarzenegger e a expectativa de superar os números do ano passado, quando gerou mais de 100 milhões de reais em volume de negócios; reuniu número recorde de lojistas (4.520 profissionais em busca de produtos) e atraiu mais de 60 mil visitantes para acompanhar 10 mil atletas competindo em 37 modalidades esportivas. Mais informações: (http://arnoldsportssouthamerica.com.br/pt-br/).

H - Carros Clássicos

A VIP Direto promove, no próximo dia 27 (sábado), a partir das 9h, leilão de carros clássicos com modelos fabricados desde os anos 1929. Carros que com muitas histórias de sucesso na indústria automobilística estarão disponíveis com os lances iniciais de R$10.500. Os admiradores de carros clássicos podem acompanhar o leilão ao vivo ou por uma transmissão online no site da empresa. Os apaixonados podem arrematar estas raridades, para isso, basta se inscrever no site da VIP Direto (www.vipdireto.com), ou baixar o aplicativo disponível na Play Store. Já os interessados em vender pelo site da empresa, conseguem gratuitamente cadastrar seu veículo e acompanhar os lances dos possíveis compradores.

I - Música e Técnica

Os Grupos de Referência do Projeto Guri estão com 351 vagas abertas. As matrículas seguem até 13 de fevereiro. Interessados em aprimorar o conhecimento musical, a técnica e ampliar o repertório podem se inscrever no site (www.projetoguri.org.br). Todos os participantes que ingressarem nos grupos de referência receberão uma bolsa-auxílio no valor de R$ 240,00. Os Grupos de Referência são conjuntos musicais que fomentam o desenvolvimento para crianças, adolescentes e jovens que pretendem se aprimorar no meio. O objetivo é oferecer um repertório desafiador, acompanhamento sociopedagógico qualificado, workshops, masterclasses, apresentações com artistas renomados, produção de concertos.

J - Curso sobre NR-12

Com o objetivo de ler e interpretar a Norma Regulamentadora NR- 12 Segurança no trabalho em maquinas e equipamentos, relacionando–a com as demais Normas Regulamentadoras e identificando as ações necessárias para o cumprimento da mesma, a ABIMAQ promove no próximo dia 29 (segunda- feira), em sua sede, o curso “NR-12 Leitura e Interpretação – Ênfase em Documentação”. Podem participar gerentes, supervisores, engenheiros dos departamentos de engenharia, manutenção, segurança. O curso será ministrado por Sidney Esteves Peinado, que tem 39 anos de experiência na área de automação e segurança em máquinas e processos, além de ser Membro Integrante do Grupo de Trabalho na e formulação da NR 12 a convite do MTE, CNI e ABIMAQ. Inscrições pelo site: (www.abimaq.org.br). Mais informações: (11) 5582-6321.