A - Reuters Journalism

O programa Reuters Journalism Internship está com inscrições abertas. A oportunidade para participar do treinamento, que será realizado a partir de junho de 2018 nos escritórios do veículo em Nova York e Washington, é destinada a estudantes e recém-formados. Exige alguma experiência em jornalismo, excelente escrita e habilidades de comunicação. Durante 10 semanas, o programa oferece cursos em reportagens nas editorias de negócios, política e geral. Cada participante terá um editor sênior, além de um mentor que ficará responsável pela orientação durante o estágio. Para participar da seleção, o interessado deve acessar este link: (https://www.thomsonreuters.com/en/careers/recent-graduates-interns/internships-business-finance/internships-journalism.html). O prazo para inscrição é 1° de dezembro.

B - Jornalismo Esportivo

O Curso de Especialização em Jornalismo Esportivo, oferecido pela Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) dará início à sua 1ª turma em 2018. Objetiva especializar jornalistas no setor editorial esportivo para as diversas plataformas e suportes da mídia. O curso promoverá a formação teórica e prática de profissionais e pesquisadores da Comunicação Social e áreas afins. Destina-se a portadores de diploma de graduação plena em Comunicação Social, Antropologia, História, Sociologia, Ciência Política, Letras, Psicologia, Filosofia e outros, a critério da Comissão de Seleção. Inscrições: Até o dia 14 de dezembro. Mais informações (www.fcs.uerj.br).

C - Recursos para Campanhas

Consultores estrangeiros e brasileiros vão apresentar e discutir cases de arrecadação de recursos para campanhas políticas com o uso de ferramentas digitais. O seminário “Como arrecadar recursos online para as campanhas do ano que vem?”, ocorre nesta sexta-feira (1), das 8h às 17h, no Hotel Bulevard Inn (Av. São Luís, 234, Centro), com entrada franca e tradução simultânea. A iniciativa objetiva apontar estratégias bem-sucedidas para o processo eleitoral de 2018. Presentes, entre outros, as equipes e os principais profissionais que atuaram nas campanhas do presidente norte-americano Donald Trump. Para participar, basta fazer inscrição até amanhã (30), pelo formulário disponível no site: (www.comoarrecadaronline.com.br).

D - Práticas Educativas

Está aberto o período de votação online da 4ª edição do 'Prêmio Respostas para o Amanhã'. Nessa etapa, os 25 projetos vencedores regionais podem ser avaliados pelo público geral, que encontra na página oficial a descrição detalhada de cada trabalho, com os vídeos e as propostas desenvolvidas pelos alunos e professores. O programa objetiva estimular jovens a assumirem posições protagonistas na sociedade, empregando os conhecimentos de disciplinas como Ciências, Matemática, Física e Biologia, para propor soluções às necessidades de suas comunidades. Para votar, basta acessar, até dia 3 de dezembro, o site (www.respostasparaoamanha.com.br).

E - Engenharia Automotiva

A Poli/USP encerra na próxima sexta-feira (1º), o período de inscrições para a turma 2018 do curso de Especialização em Engenharia Automotiva. Pós-graduação “lato sensu”, o curso tem o objetivo de preparar, atualizar e qualificar profissionais sobre produtos, serviços e processos industriais, com competência abrangente para solucionar problemas técnicos e de gestão de empresa do setor automotivo. O curso é presencial, com carga horária mínima de 372 horas/aula e duração de até 30 meses. As aulas são ministradas no campus do Butantã da USP. Interessados devem preencher a ficha de inscrição e enviar a lista de documentos requeridos – ambas estão disponíveis em (http://www.automotiva-poliusp.org.br/pos-graduacao/especializacao/inscricoes/).

F - Mais Médicos

Os médicos brasileiros formados ou com diploma revalidado no país e brasileiros formados no exterior terão uma nova oportunidade para participar do Programa Mais Médicos. O Ministério da Saúde abriu as inscrições para o cadastramento de novos profissionais que desejam atuar em 557 municípios de todos os estados. Os candidatos terão até às 18h de sexta-feira (1º) para se inscreverem no site (http://maismedicos.gov.br/). Após a validação, os profissionais deverão escolher quatro cidades de preferência, e serão alocados nas vagas de acordo com critérios de classificação, como detenção de título de especialista e experiência na área de Saúde da Família.

G - Medicina Fetal

Desde que idealizou o curso em Medicina Fetal, no Cetrus, o médico Dr. Fábio Peralta já formou 12 turmas e segue com o que define como "o mais completo curso nesta área em todo o país". Durante todo o ano, os alunos aprendem a realizar os exames, de forma prática, atendendo a um grande número de pacientes, com diferentes patologias, e discutindo assuntos teóricos a cada novo encontro. Para 2018, duas novas turmas iniciarão o curso livre de pós-graduação, uma no dia 09 de março e a outra, no dia 16 de março, ambas com aulas em um final de semana por mês, durante 12 meses. O objetivo da pós é habilitar e aprimorar o médico para o diagnóstico e seguimento das condições adversas que acometem o feto. Saiba mais em (www.cetrus.com.br).

H - TUSP Seleciona Atores

O Teatro da USP (TUSP) seleciona atores para mais um experimento de montagem teatral na capital paulista em 2018. A ação chega à 4ª edição com a proposta de trabalhar uma montagem teatral a partir do texto Fausto. As inscrições gratuitas serão realizadas até 5 de janeiro mediante envio de carta de interesse e breve currículo para o e-mail (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.) com o assunto: Montagem Núcleo TUSP 2018. Os participantes serão apresentados às versões do texto feitas por Goethe e Marlowe, além de outras referências, e juntos vão definir se um dos autores será escolhido para a montagem ou se algo novo será criado, tendo o tema como ponto de partida. Mais informações (http://www.usp.br/tusp/?p=4560).

I - Revolução Industrial

Nos dias 5 e 6 de dezembro, acontece o 1º Congresso Brasileiro de Indústria 4.0. Durante os dois dias, palestrantes nacionais e internacionais apresentarão e discutirão os rumos e os impactos da chamada Quarta Revolução Industrial no Brasil, o cenário global das tecnologias disruptivas e de que forma a indústria brasileira pode se preparar para estes novos modelos de negócios e os inúmeros desafios impostos à competitividade. No dia 5, o Congresso será realizado das 9h às 18h, no Teatro do Sesi, e contará com quatro painéis de discussão. No dia 6, uma visita, no período da manhã, à exposição tecnológica do Senai-SP, em São Caetano do Sul, e a realização da palestra “A Quarta Revolução Industrial, a Empresa Digital e o Futuro do Emprego”. Informações (http://hotsite.fiesp.com.br/industria40/index.html).

J - Alfa Romeo na F1

Após ficar 33 anos fora da Fórmula 1, a Alfa Romeo anunciou que fechou uma parceria com a Sauber e estará nas pistas a partir de 2018. O nome da equipe será Alfa Romeo Sauber F1 Team e o acordo plurianual prevê a cooperação em nível estratégico, comercial e tecnológico. A parceira permitirá uma troca de informações de engenharia e 'know-how' técnico, e trará novas oportunidades para as duas organizações com a Fórmula 1 e além, segundo a Sauber. A marca esteve na principal categoria do automobilismo entre os anos de 1950 e 1988, como construtora e fornecedora de motores. Já nos seus anos de estreia, ela conquistou o Mundial de Pilotos com Nino Farina e Juan Manuel Fangio.

Mais Lidas