A - Ingresso na USP

Alunos do Ensino Médio da rede estadual que queiram se preparar bem para os vestibulares ainda podem se inscrever na Competição USP de Conhecimentos. A iniciativa busca incentivar estudantes da rede pública de ensino paulista a ingressar nos cursos de graduação da USP. A competição terá duas fases: uma prova online composta por 18 questões de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais em ciências e matemática e uma prova presencial para os estudantes que apresentarem bom desempenho com 45 questões de múltipla escolha. Os mais bem avaliados receberão certificados da USP, farão visitas a laboratórios de pesquisa e os alunos do 3º ano terão isenção na taxa da Fuvest, o vestibular para ingresso na USP. Interessados devem acessar: (http://vemprausp.org.br/).

B - Trainee Rodobens

Interessados em iniciar a carreira em uma organização orientada para resultados, meritocrática, com abrangência nacional, e inúmeras oportunidades de crescimento, podem inscrever-se para o Programa Trainee 2018 da Rodobens. A organização está entre os mais importantes grupos empresariais do país. Podem participar jovens com até 28 anos de idade, formados entre julho de 2015 e julho de 2017, em Administração de Empresas, Economia, Engenharias, Direito, Ciências Contábeis, Ciências da Computação e Sistemas de Informação. Os participantes devem ter domínio do Pacote Office, inglês avançado (desejável) e disponibilidade para mudanças e viagens. As inscrições vão até o próximo dia 10 pelo site (http://trainee.rodobens.com.br/).

C - Capacitação Profissional

O Instituto ProA, ONG voltada ao mercado de trabalho, abriu inscrições para seu programa gratuito de capacitação profissional e orientação de carreira para jovens de baixa renda. Podem participar estudantes e ex-estudantes da rede pública que estejam no 3º ano do ensino médio ou tenham concluído o curso. É necessário ter de 17 a 19 anos e renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. O programa tem duração de seis meses. Durante esse período, os alunos são estimulados a desenvolver competências técnicas e comportamentais, com aulas dinâmicas, atividades práticas, vivências corporativas, passeios culturais, visitas a empresas, simulações de processo seletivo e trabalhos em grupo. Inscrição e mais informações, basta acessar o site (www.proa.org.br).

D - Estética Orofacial

Durante os cinco anos de ensino superior, os cirurgiões-dentistas estudam todos os músculos faciais e suas funções. Sendo assim, são os profissionais que mais entendem de estética do sorriso e harmonização facial, tudo associado à função muscular. Por isso mesmo é que, cada vez mais, se dão conta de que também devem se especializar no uso de substâncias como a toxina botulínica e os preenchedores faciais, bem como em técnicas como a bichectomia e a fototerapia, que complementam o tratamento odontológico. Isso e muito mais será discutido durante o 5º Congresso Internacional de Estética Orofacial, que vai acontecer nos próximos dias 22 e 23, na sede da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas. Mais informações sobre adesão e programação em (http://www.apcd.org.br/orofacial/).

E - Energia e Mineração

O secretário estadual de Energia e Mineração, João Carlos Meirelles, é o convidado do próximo Fórum de Temas Nacionais 2017, que será promovido pela ADVB na próxima quinta-feaira (6), a partir das 8h, no Hotel Maksoud Plaza. O tema central da palestra é “O Setor de Energia e Mineração no contexto do desenvolvimento paulista e nacional”. O evento objetiva discutir assuntos que afetam a economia do país e que impactam diretamente o desenvolvimento das empresas e, consequentemente, o desempenho das vendas. O encontro tem patrocínio do Hotel Terras Altas, Ghelfond Diagnósticos e Mongeral e será transmitido ao vivo, por streaming, pelo site da ADVB (www.advb.org).

F - Países do Mercosul

O Poupatempo faz um alerta aos cidadãos que vão viajar com destino aos países do Mercosul: a Carteira de Identidade é aceita como documento de viagem, mas o documento deve ter sido emitido há menos de dez anos. Passageiros que não têm passaporte e que tentam embarcar com a Carteira de Identidade emitida há mais de dez anos são barrados e precisam remarcar ou adiar a viagem. No Poupatempo Guarulhos, que funciona no Internacional Shopping Guarulhos, é possível solicitar uma Carteira de Identidade provisória para viajar, desde que o documento original seja do Estado de São Paulo. Para isso, o turista tem que apresentar o comprovante de viagem com data marcada para as próximas 48 horas.

G - Evento de Neurobusiness

O maior e mais importante evento de Neurobusiness da América Latina, o Nef Summit 2017, será realizado nos próximos dias 21 e 22, no Centro Brasileiro Britânico. Ao lado de grandes marcas como IBM, Google, FGV, ESPM e Ericsson e dos mais renomados cientistas e especialistas do mercado, o evento fará uma imersão na nova economia da Experiência e do Comportamento Humano e nas inovações que transformam os negócios. Com palestrantes visionários, tecnologia de ponta e networking de alto nível, o evento é um forte aliado dos profissionais e empresas que desejam entender melhor o comportamento humano para ter uma alta performance nos negócios. Para mais informações, acesse (www.nefsummit.org).

H - Moreira Lima no Ibira

Para celebrar o aniversário de 80 anos da Ultragaz, acontece um concerto gratuitos de Arthur Moreira Lima. A bordo de um sofisticado caminhão-teatro, que se transforma em um palco de 45 m², o repertório do pianista inclui música clássica e popular. A apresentação ocorre neste dominfo (3), às 11h, no gramado entre a Marquise e o auditório do Parque do Ibirapuera, próximo ao Portão 10. Com 1h30 de duração, o concerto mescla música clássica universal (Beethoven, Mozart e Chopin) a clássicos da MPB (Luiz Gonzaga e Pixinguinha). Durante as apresentações, o pianista interage e aguça o desejo musical da plateia, de todas as faixas etárias, dialogando sobre música, instrumentos e diversidade cultural do País.

I - Bikes e Acessórios

O Shimano Fest, maior festival de bike da América Latina, promete atrairno Jockey Clube, entre os próximos dias 14 e 17, diferentes públicos relacionados ao mundo do ciclismo. Nos dois primeiros dias, quinta e sexta-feira (14 e 15), o evento é exclusivo para profissionais do mercado e imprensa, com a presença de mais de 200 marcas espalhadas pelos estandes da Arena Expo. Os profissionais da área e lojistas poderão conhecer lançamentos em primeira mão. Já o grande público poderá testar as novidades no sábado e domingo (16 e 17). Fato é que, seja para fazer bons negócios ou apenas para conhecer de perto os lançamentos para 2018, não faltarão oportunidades na oitava edição do Festival. Saiba mais em: (www.shimanofest.com.br).

J - Jovens e Trabalho

Nos próximos dias 13 e 14, o Sesc São Paulo promove o 'Seminário jovens e trabalho: dilemas, invenções e caminhos', que reúne estudiosos e profissionais ligados à área da juventude – além de grupos juvenis organizados – no Teatro do Sesc Bom Retiro para discutir a inserção de jovens no universo do trabalho. Considerando o atual cenário socioeconômico do país, o encontro busca ampliar o olhar crítico e potencializar a criatividade dos jovens para gerar novas perspectivas de presente e futuro. Além do público jovem em geral, o seminário é dirigido a especialistas e pesquisadores nos temas de trabalho e juventudes, grupos organizados de jovens, gestores e educadores de Organizações Sociais, ONGs, OSCIPs e Centros de Assistência Social. Programa e mais informações: (www.sescsp.org.br/jovensetrabalho).