A - Curso de História

Nesta quinta-feira (31), o CIEE realiza a segunda aula do 14º Curso de História de São Paulo, dedicado ao tema São Paulo das Letras e Artes. O evento é gratuito e será realizado no Teatro CIEE (R. Tabapuã, 445). Dedicadas a detalhes do passado, raros de ser abordados até em cursos superiores, as aulas são gratuitas, as aulas são semanais e independentes e podem ser feitas de acordo com o interesse pelo assunto. O encontro aborda o subtema 'Música na cidade colonial', com palestra proferida por Cláudia A. Polastre, da Faculdade Mozarteum de São Paulo. O curso é coordenado por Ana Maria Camargo, professora da USP e membro da Academia Paulista de História. Inscrições gratuitas no site (www.ciee.org.br/portal/eventos). Estacionamento gratuito no local.

B - Veículos Híbridos

Com foco na melhoria das formas de locomoção ambientalmente sustentáveis nas metrópoles, o 13º Salão Latino-Americano de Veículos Híbridos-Elétricos Componentes e Novas Tecnologias terá uma área exclusiva para reunir tomadores de decisão – como prefeitos, secretarias, representantes de ministérios, entre outros – e fornecedores de produtos e serviços destinados à mobilidade sustentável. Trata-se do 2º Encontro de Empreendedores da Eletromobilidade, que acontece no dia 21 de setembro no Expo Center Norte. Em debate, a Política de Mudanças Climáticas Brasileiras e o posicionamento das prefeituras; a Mobilidade híbrida e elétrica e a qualidade ambiental das metrópoles; e a Mobilidade Inteligente. Também, o Matchmaking, rodadas de negócios guiadas por temas específicos. Para mais informações, acesse (www.velatinoamericano.com.br).

C - Melhor da Sea Ray

A empresa americana Brunswick Boat Group, maior estaleiro do mundo, fabricante de embarcações de 19 a 65 pés, que são a personificação do luxo tecnológico no mar, estará presente na maior feira náutica da América Latina, o SP Boat Show. Durante o evento que acontece entre os dias 21 a 26 de setembro, no Centro de Exposições SP Expo, os modelos da marca Sea Ray 375, 395 e 410, barcos com diversas vantagens prometem atrair a atenção dos milhares de visitantes exigentes e amantes do mundo náutico. São muitos os diferenciais dessas embarcações: design avançado, motorização qualificada, ótimo desempenho, segurança a bordo, acessórios e equipamentos de lazer eficientes, ampla rede de assistência técnica em todo o país. Outras informações: (www.searay.com.br).

D - Feira de Artesanato

O Shopping Granja Vianna oferece aos seus clientes uma nova experiência de compra que agrega cultura e arte com a Art in Focco, uma feira internacional de artesanato com produtos de países dos quatro cantos do mundo. Até 10 de setembro, o público encontra produtos da Turquia, Grécia, Espanha, Índia, Paquistão, Senegal, Quênia, Peru, Bolívia e Brasil. A Art in Focco reúne em um espaço de mais de 200 m² produtos como colchas, tapetes, móveis, luminárias, objetos de decoração, além de roupas, bolsas, diversos acessórios, bijuterias e joias. Disponível no Piso L1, próximo à Riachuelo, a feira acompanha o horário de funcionamento do shopping. Outras informações: (www.shoppinggranjavianna.com).

E - Mercado Fitness

Entre quinta-feira (31) e sábado (2), no Transamérica Expo Center, acontece a 18ª edição da IHRSA Fitness Brasil, a maior conferência para donos e gestores de academias da América Latina. O evento, que busca o desenvolvimento do mercado fitness no país, trará conferências, cursos, painéis e cases de sucesso apresentados por grandes nomes do segmento, além de personalidades do cenário econômico e político brasileiro. Buscando agregar conteúdo aos empreendedores do setor fitness, o Gympass, empresa que oferece atividade física como benefício corporativo, promoverá palestra gratuita mediada por Marco Crespo, Country Manager do Gympass. O painel tem como objetivo explicar ao público como conquistar novos alunos corporativos e aumentar o faturamento de suas academias. Para mais informações sobre o evento, acesse: (https://www.fitnessbrasil.com.br/ihrsa-conferencia/).

F - Autores Independentes

O Clube de Autores, maior e primeira plataforma de autopublicação da América Latina, realiza, no dia 19 de setembro, a primeira edição da Fliba - Festa Literária do Baixo Augusta, que acontece, das 10h às 20h, na Rua da Consolação, 2525. O primeiro evento voltado para autores independentes contará com curadoria dos próprios escritores e artistas. Serão oito espaços/momentos de exposição para os autores manifestarem seus trabalhos. Há oito anos no mercado editorial, o clube contabiliza 40 mil autores e um acervo de aproximadamente 50 mil títulos. Mais informações e inscrições: (http://fliba.clubedeautores.com.br/).

G - Estudar no Canadá

No dia 16 de setembro, das 11h às 20h, no Espaço Transatlântico, acontece a A Expocanada, uma oportunidade única para quem pensa em imigrar, investir, estudar ou simplesmente morar no Canadá. Converse diretamente com os melhores colleges e universidades canadenses, especialistas em "Start Ups", Empreendedorismo, Saúde Pública Canadense, e opções de investimento no mercado imobiliário do país. O evento oferece um ciclo de palestras com temas sobre mercado imobiliário, desenvolvimento profissional, graduação e especialização, empregos, trabalhos e sucesso profissional, saúde pública, processos de imigração e empreendedorismo no Canadá. Inscrições gratuitas em: (www.expocanada.com.br).

H - Vendedores Online

Os pequenos e médios empreendedores do e-commerce brasileiro contam agora com uma nova forma de obtenção de crédito, especialmente desenvolvida para atender o setor e totalmente digital. A GYRA+ chega ao mercado para oferecer processo de análise 100% online, aprovação em até 24 horas e taxas mais baixas do que as oferecidas pelos bancos tradicionais, cartão de crédito ou cheque especial. Os interessados já podem entrar na plataforma para fazer uma avaliação da sua operação nos marketplaces. A fintech faz parte do grupo Mr. Presta, que já oferece este tipo de serviço para vendedores do Mercado Livre da Argentina e do México. Mais informações em: (https://gyramais.com/).

I - Empresas Chinesas

Imagine 400 empresários desembarcando de 2 Boeings 777, trazendo na bagagem dois containers de 40 pés contendo amostras de produtos que vão de tratores a colheres de pau. Este é o ínicio da chegada das duas maiores feiras de negócios de empresas chinesas no País – China HomeLife Brazil 2017 e China Machinex Brazil 2017 – que acontecem entre 19 e 21 de setembro, no São Paulo Expo Center. São dirigidas a empreendedores que querem renovar seus estoques ou adquirir novas tecnologias, como máquinas e equipamentos de alta qualidade. As expositoras são selecionadas pelo governo chinês entre mais de 4 milhões de pequenas e médias empresas que já exportam para os Estados Unidos e Europa. Saib a mais em (www.chinahomelife.com.br) e (www.chinamachinex.com.br).

J - Engenharia de Estruturas

A UFSCar sedia no dia 14 de setembro o 3° Encontro de Engenharia de Estruturas, que aborda o tema "Patologia e Recuperação de Estruturas". A programação conta com palestras de renomados profissionais da área, de professores da UFSCar e de representantes de empresas do setor. A abertura está prevista para às 14h00, no Teatro Florestan Fernandes. A segunda parte do evento tem início às 18h20, no Centro de Pesquisas em Materiais Avançados e Energia. A iniciativa é direcionada a profissionais, pesquisadores e estudantes de Engenharia Civil com interesse em estruturas de edifícios e fundações. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site (www.abece.com.br).