Enriquecer Empreendendo

Qual a chance que temos de ficar ricos de uma hora para outra? Loteria? As chances estão lançadas, todas as semanas. E, criar uma empresa? Difícil, não é?

Tentar a sorte, não é uma maneira fácil ou recomendada para se alcançar sua independência financeira. As probabilidades de acertos podem variar de cinquenta milhões a cinquenta mil dependendo da quantidade de números jogados.

Ah! Alguém disse que não joga. A sua fé não permite que jogos de azar entrem em sua vida? Pois bem, respeitamos posições. Mas, suponho que o desejo de enriquecer de forma veloz seja de um número de pessoas. Não fosse verdade, não teriam grandes filas nas casas lotéricas quando os prêmios se acumulam. Sabe-se que a cada ano aumentam o número de jogadores.

Há outras maneiras de tentar a sorte que envolve cálculos matemáticos. Ainda assim, não é fácil. Há técnicas que irão aumentar suas probabilidades. Mas, que não lhe garantem que irá ganhar. Têm pessoas que preferem associar essas técnicas com supertições ou estatísticas de resultados oficiais.

Como exemplo: por saber que uma loteria de final de ano tem saído mais em determinado estado, essa pessoa busca a casa lotérica na cidade que deu aquele prêmio milionário. Ou há aqueles que querem jogar, levando ou manuseando, algum amuleto perto do corpo no guichê de apostas.

A sorte tem a cara da fortuna. E essa riqueza, também, pode ser construída com uma profícua e vantajosa atividade profissional: como ser um empreendedor. Quem não quer ter um bom e duradouro negócio, que lhe renda bons dividendos?

Ou um emprego, com remuneração que lhe garanta uma vida tranquila? Melhor seria se fosse uma aposentadoria com valores iguais ao do último salário? Os exemplos dessas pessoas estão nas revistas de negócios e de empreendedores de sucesso. Há afortunados e felizes de todos os naipes.

Esse sucesso poderia ser medido pela quantidade de dólares que você teria na sua conta num banco no exterior? Não sei lhe responder. Claro que a pessoa em questão, declarou o envio desses valores. Pagou todos os tributos? Estamos falando de pessoas milionárias, ricas, que estão com seu patrimônio bem construído e protegido. Essas pessoas também gostam de jogar. Já encontrei em filas de lotéricas. Quem tem dinheiro, quer mais dinheiro. Será?

Um negócio para se tornar bem sucedido pode levar muitos anos, para se construir e consolidar. Ou pode ter uma inexplicável história de sucesso com enriquecimento espantoso. Nesse caso, entram em jogo as variáveis do acaso que antecipam informações que podem render benesses e vantagens legais e setoriais.

Ou que podem ter sido facilitadas com a ajuda de pessoas influentes nas mudanças de leis, regras, proteções de mercado, amparos e acordos tributários, até contratos fraudados ou licitações com cartas definidas e marcadas. Esse jogo sujo tem poucos ganhadores.

Negócio para enriquecer, sem cartas marcadas, pode ser, para começar, diminuindo o tamanho do Estado.

(*) - Escritor, Mestre em Direitos Humanos e Doutorando em Direito e Ciências Sociais. E-mail: (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.).