Literatura e rap

252b6231e720 temporario

Um encontro que apresenta ao público as múltiplas relações existentes entre a literatura e o rap, reunindo três importantes nomes de artistas do cenário nacional

A cantora Karina Buhr, o rapper Thaíde e o poeta multiartista Caco Pontes. Em resumo, esta é a proposta do Sarau Ritmo e Poesia. No sarau, que conta ainda com a participação especial de Mautari no beatbox, o trio mostra narrativas e reflexões sócio-culturais da poesia e do rap, num bate-papo que também inclui leituras e intervenções. A atividade possui interpretação em libras.

Serviço: Sesc Avenida Paulista, Av. Paulista, 119, Bela Vista, tel. 3170-0800. Quinta (24), às 20h30. Entrada franca.

REFLEXÃO

Que todos os seres possam ser felizes, contentes e realizados.
Que todos os seres possam se sentir saudáveis e equilibrados.
Que todos possam ter aquilo que querem e precisam. Que todos estejam protegidos contra o mal e livres do medo.
Que todos os seres tenham paz interior e bem-estar. Que todos estejam despertos, liberados, independentes e não tenham limitações.Que haja paz neste mundo e em todo o Universo.
Siddhartha Gautama

Cine

cine temporario

“Cinema Novo”, filme que faz parte do acervo do Sesc, é um ensaio poético, um olhar aprofundado e um retrato íntimo sobre o Cinema Novo, movimento cinematográfico brasileiro que colocou o Brasil no mapa do cinema mundial, lançou grandes diretores e criou uma estética única, essencial e visceral que mudou a história do cinema e a história do Brasil para sempre . Estreou nacionalmente no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e premiado em Cannes, com o Olho de Ouro, na categoria melhor documentário, a produção, ecoa com uma memória que está visceralmente ligada ao Brasil de hoje. É um documentário político, sobre pessoas, sobre o Brasil. Iniciado na década de 1960, pré-regime militar, focado em produções de baixo custo e mais ligadas à realidade, com um olhar para o subdesenvolvimento do País. Foi um movimento que sofreu com a repressão e a censura da ditadura. O documentário desconstrói o didatismo, ele é um garimpo entre cenas de filmes do Cinema Novo, algumas raras, e entrevistas. Cinema Novo foi lançado nos cinemas brasileiros em 2016, com direção de Eryk Rocha, filho do diretor Glauber Rocha, um dos principais ícones do movimento, o diretor percebeu que não existia uma produção que explorasse a grandeza do movimento do cinema e decidiu elaborar um ensaio-documentário sobre o período.

Serviço: Cine Eldorado, R. Frei Ambrosio de Oliveria Luz, 55, Bairro Eldorado, Diadema, tel. 4056-1649. Sábado (26), às 16h. Entrada franca.

Circo

Companhia Casa da Tia Siré prorrogou a temporada do espetáculo Adoráveis Criaturas Repulsivas até 30 de maio. O primeiro espetáculo juvenil tem texto e músicas de Juh Vieira, que também assina a direção musical e está em cena ao lado de Andressa Ferrarezi, Arthur Chacon, Breno Barros, Clara Kok, Felipe Pan Chacon e Glauber Pereira. A direção geral é de Rogério Tarifa. Dentro de um circo decadente as atrações são criadas e executadas por uma banda de insetos, um corvo e dois palhaços. O jogo entre os palhaços, o Sr. Realejo Amargus (Glauber Pereira) e Tunico (Andressa Ferrarezi) são utilizados para deflagrar a opressão existente no mundo do trabalho. Na trama, o circo Pantaleon está decadente mas o show não pode parar. Os números passam a ser executados por um palhaço desempregado que se oferece para trabalhar no circo em condições precárias. Ele traz em suas confusas memórias as lembranças seu parceiro Sequela, um palhaço que se perdeu no mundo por não caber mais nele. Com cerca de 8 músicas compostas para o espetáculo a trilha sonora costura a dramaturgia fazendo a função de um narrador relacionando os temas abordados em cena.

Serviço: Oficina Cultural Oswald de Andrade, R. Três Rios, 363, Bom Retiro, tel. 3221-4704. Terças e quartas, às 20h. Entrada franca. Até 30/5.

Duo

duo temporario

A cantora Lívia Nestrovski e o guitarrista Fred Ferreira se apresentam com as participações especiais de Arthur Nestrovski (25/5) e José Miguel Wisnik (26/5). No palco, a dupla interpretará obras de nomes como Kurt Weill, José Miguel Wisnik, Luiz Tatit, Guinga e Milton Nascimento, fazendo com que compositores da nova geração e eruditos sejam colocados lado a lado, traçando narrativas inusitadas entre canções brasileiras e do mundo. O duo une sutileza, virtuosismo e expressividade, utilizando-se de guitarra e voz para dar lugar à experimentação timbrística e interpretativa, num vasto repertório, que vai do clássico ao contemporâneo e do popular ao erudito de maneira original e rebuscada.

Serviço: Sesc Avenida Paulista, Av. Paulista, 119, Bela Vista, tel. 3170-0800. Sexta (25) e sábado (26), às 21h30. Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia).

Cotidiano

Costurar, pintar e bordar o amor. Enfeitar e dar graça a desilusões, tropeços, desavenças. É assim que o artista plástico Jorge Fonseca concebe sua obra, criações que dão um novo significado a objetos do imaginário coletivo e apontam brechas de afeto em coisas simples do cotidiano. As mais de 30 obras da mostra (que pertencem a acervos de grandes instituições e colecionadores) Labirinto de Amor, de Jorge Fonseca, foram produzidas entre 1998 e 2015 e contam um pouco da trajetória deste artista mineiro autodidata, que por mais de 15 anos foi maquinista de trem e marceneiro. Em criações singulares que misturam artesania, arte conceitual, pop, kitsch, há uma forte atitude contemporânea, uma crítica contundente às relações humanas. Ele dá outra leitura a materiais comuns, tecidos, miudezas de armarinho ou objetos simples que habitam o imaginário de muita gente.

Serviço: Caixa Cultural São Paulo, Praça da Sé, 111, Centro. De terça a domingo, das 9h às 19h. Entrada franca. Até 29/7.

Nota

A cantora Solange Almeida lança seu mais novo single, “Cozido da Patroa”. Esse é mais um single de Solange após o lançamento, em 2017, de “Sentimento de Mulher”. O álbum firmou sua carreira solo e trouxe participações especiais de nomes como Ivete Sangalo, Anitta, Joelma, Tiago Iorc, Gusttavo Lima, Claudia Leitte, Padre Fabio de Melo e o maestro Eduardo Lages. Com sucessos como “Me Faça O Favor” e “Revoltada”, o DVD já soma mais de 75 milhões de visualizações de vídeos disponíveis no canal da cantora no Youtube. (https://SMB.lnk.to/CozidodaPatroa),