Contato: (11) 3043-4171

Putin e porta-voz da China parabenizam Bolsonaro

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o porta-voz do  Ministério das Relações Exteriores da China, Lu Kang, parabenizaram ontem (29) o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) por sua vitória.

O russo enviou telegrama para Bolsonaro, enquanto o governo chinês se pronunciou por meio do representante da área internacional.
Putin diz que seu desejo é desenvolver ainda mais as relações russo-brasileiras, classificadas por ele como “construtivas”, ao expressar “sua confiança no desenvolvimento de toda a gama de relações” entre os dois países, assim como na cooperação construtiva, no âmbito das Nações Unidas, do G20, dos Brics de outras estruturas multilaterais em interesse dos povos da Rússia e do Brasil”.
O governo da China também se manifestou sobre a confiança em aprofundar suas relações bilaterais e multilaterais, especialmente no que se refere ao Brics. “Esperamos que os dois países fortaleçam a cooperação dentro dos Brics e a cooperação multilateral, servindo ao interesse comum dos países em desenvolvimento e aos mercados emergentes”, ressaltou o porta-voz chinês. Lu Kang lembrou a importante relação bilateral que une Brasil e China, já que o gigante asiático é o maior parceiro estratégico para o Brasil e sua maior fonte de investimento.
Ao ser perguntado pelos jornalistas sobre a aproximação em relação a Taiwan, mostrada por Bolsonaro durante a campanha, o porta-voz disse que as relações da China com qualquer país do mundo se baseiam no princípio de “uma única China”, que considera Taiwan como parte de seu território. “A China está disposta a seguir o princípio do respeito mútuo e trabalhar com o Brasil para avançar em nossa associação estratégica”, acrescentou o porta-voz (ABr/EFE).

Rua Vergueiro, 2949, 12º andar – cjto 121/122
04101-300 – Vila Mariana – São Paulo - SP

Contato: (11) 3043-4171