Maia busca apoio do PR para sua candidatura

Apontado pelo DEM como pré-candidato à Presidência da República, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, se encontrou com o ex-deputado Valdemar Costa Neto (SP), que comanda o PR, na manhã de ontem (11).

Com a sexta maior bancada da Casa (37 deputados), o partido é um dos que Maia tenta atrair o apoio para viabilizar sua candidatura. Oficialmente, Maia foi pedir apoio à reforma da Previdência, mas, segundo interlocutores, o pano de fundo do encontro foi atrair o PR para uma eventual candidatura.
O nome de Maia para a disputa ao Planalto ainda é dúvida dentro do governo. Ao jornal O Estado de S. Paulo, o presidente Michel Temer disse acreditar que o político fluminense vai disputar a reeleição da Câmara e não o Planalto. Temer, contudo, afirmou que o presidente da Câmara “só tem a ganhar” ao se movimentar pela sucessão. Maia acredita que poderá contar com apoio do PR, caso o ex-presidente Lula seja condenado em segunda instância e, assim, fique impedido de concorrer nas eleições presidenciais.
Além de Valdemar, o grupo de Maia também tem conversado com o ex-deputado Bernardo Santana, presidente do PR de Minas Gerais. Santana é do mesmo Estado do senador Antonio Anastasia (PSDB), nome que o presidente da Câmara sonha em ter como candidato a vice. Outra opção seria a senadora Ana Amélia (RS), do PP, sigla cuja negociação de aliança com Maia está avançada, segundo aliados dele.
A reforma da Previdência é considerada pelo grupo de Maia como um dos marcos para o eventual lançamento oficial da candidatura dele (AE).

Rua Vergueiro, 2949, 12º andar – cjto 121/122
04101-300 – Vila Mariana – São Paulo - SP