Consumidores podem renegociar dívidas pela internet

Consumidores que desejam renegociar dívidas com instituições financeiras poderão fazê-lo pela internet até 31 de maio, utilizando uma plataforma online disponibilizada pelo governo federal (www.consumidor.gov.br).

A ação faz parte da 4ª Semana Nacional de Educação Financeira. O consumidor interessado deve registrar seu relato na plataforma e a empresa credora tem até 10 dias para manifestar-se a respeito.
Após a manifestação, o consumidor tem mais 20 dias para responder e classificar a demanda como resolvida ou não resolvida. A plataforma tem 377 empresas cadastradas. Segundo o secretário Nacional do Consumidor, Arthur Rollo, as maiores instituições financeiras do país estão cadastrados.
Rollo disse que os Procons também podem fazer a mediação desse tipo de contato em outros períodos. “Nos Procons é desenvolvido o ano inteiro”, afirmou.
O ministério e o Banco Central (BC) também anunciaram a abertura de inscrições para três cursos a distância gratuitos sobre economia. Dois deles são destinados a consumidores endividados ou que queiram controlar melhor as finanças. O primeiro traz noções básicas de como sair do vermelho e planejar o orçamento; o segundo trata da relação emocional com o dinheiro. O terceiro, é destinado a pessoas que trabalham com atendimento ao consumidor. Confirme em: (www.defesadoconsumidor.gov.br/escolanacional).

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