Mario Fortunato (*)

No agronegócio, uma prática tão importante quanto conhecer as técnicas de cultivo e manejo é considerar as previsões climáticas para os próximos meses.

Esse é um tema que merece uma atenção especial, pois a avaliação de longo prazo consegue indicar se teremos mais ou menos chuvas em determinadas regiões ou se o frio será mais intenso. Com isso, o produtor pode se preparar para possíveis problemas durante o período de plantio e colheita.

Neste ano, por exemplo, a estiagem está afetando diversas regiões do país. Com a falta de chuva, os produtores rurais foram obrigados a atrasar o plantio de algumas culturas, as áreas de pastagens estão secas e muitos agricultores se viram obrigados a reduzir drasticamente a área de plantio para evitar prejuízos.

Entre as regiões do país que estão sofrendo com o problema, está o estado de Alagoas, que deve ter uma redução de 3 milhões de toneladas na quantidade de cana-de-açúcar moída, número que representa uma perda entre R$ 300 e R$ 400 milhões. Além disso, no Paraná, o plantio da soja está atrasado, fato que pode comprometer a safra do próximo ano.

Para conseguir enxergar essas mudanças no clima, o produtor rural deve contar com a ajuda de profissionais do setor de meteorologia. Afinal, apenas com uma análise mais profunda, é possível planejar o plantio e, se necessário, atrasar ou adiantar a data de início, o que ajuda a evitar prejuízos com as chuvas ou com a seca.

Outro segmento que deve ficar atento à questão do clima é o de equipamentos agrícolas. A partir da informação de um fenômeno climático, as indústrias e revendas podem projetar quais produtos terão maior procura em determinado período. Isso faz com que tenham condições de realizar um planejamento mais amplo, minimizando possíveis perdas ou excessos nos estoques, além de garantir que a estratégia de negócios seja mais assertiva.

O agronegócio é uma atividade que está diretamente ligada às condições climáticas, e ter conhecimento sobre fenômenos que podem proporcionar alterações na temperatura ajuda o produtor rural e as indústrias ligadas ao setor.

Certamente, esse é um dos melhores meios de se planejar, evitar prejuízos e manter as previsões positivas de negócios.

(*) - É gerente de produtos da Husqvarna para a América Latina. A empresa é líder global no fornecimento de equipamentos para o manejo de áreas verdes.