Home

Inauguração

O governador Geraldo Alckmin inaugurou ontem (25) dois reservatórios de água com capacidade para 11 milhões de litros de água, na cidade de Itapecerica da Serra. O objetivo é poupar os mananciais paulistas, já que o estoque de água em pontos estratégicos ajuda a reduzir perdas na distribuição e aumenta a regularidade no abastecimento. A região metropolitana tem agora oito reservatórios prontos, sete praticamente concluídos e mais 14 em construção. “Teremos 29 novos reservatórios até o final do ano ou início do ano que vem, com capacidade total de 230 mil metros cúbicos de água”, disse o governador.

A regularidade no abastecimento, segundo o governador, significa menor possibilidade de faltar água para a população. “Quando tem uma adutora por quilômetros e quilômetros distribuindo água, aquele bairro que fica mais longe, além de sofrer mais, perde mais água, pois a pressão precisa ser muito forte para a água chegar numa distância tão grande”, disse ele.

Com os dois reservatórios novos em Itapecerica da Serra, haverá também a diminuição das perdas de água, evitando o desperdício de 82 litros por segundo. Alckmin destacou que a tecnologia usada na construção dos reservatórios, com placas metálicas, custou metade do valor e levou sete meses para a conclusão das obras, enquanto o modelo convencional, de concreto, levava dois anos.

Agência Brasil

“A coragem é a primeira das qualidades humanas,
porque é a qualidade que garante as demais”.

Winston Churchill (1874/1965) Estadista britânico