123 views 9 mins

Segurança dos alimentos: requisito fundamental para o consumo

em Destaques
sexta-feira, 30 de outubro de 2020

No atual cenário, a importância da segurança alimentar cresceu ainda mais, já que é essencial garantir que os alimentos e seus ingredientes sejam analisados nos mais altos padrões para que cheguem com segurança à mesa dos consumidores. Como parte de sua atuação em qualidade e segurança dos alimentos, a Nestlé conta com o Centro de Tecnologia Analítica de Qualidade – NQAC Brasil (Nestlé Quality Assurance Center), em Araras (SP).

Há mais de 60 anos presente no país e com novas instalações, inauguradas em 2018, o NQAC Brasil faz parte de uma rede global de Centros de Qualidade da Nestlé, que inclui 21 laboratórios ao redor do mundo. A unidade brasileira atende ao mercado brasileiro e latino-americano, expandindo a oferta dos serviços de análise para empresas do setor alimentício, além da Nestlé.

“Em nosso laboratório, o compromisso com a qualidade e segurança dos alimentos é intrínseco às nossas atividades. O NQAC Brasil dá suporte à a maior indústria de alimentos e bebidas do País e, portanto, é especialista na análise de alimentos, o que nos capacita a entender as necessidades de outras empresas do setor”, explica o gerente do NQAC Brasil, Frede Politi.

No NQAC, são realizadas análises microbiológicas e físico-químicas para controle de qualidade de matérias-primas, embalagens e produtos terminados. O menu analítico abrange análises de composição nutricional, incluindo vitaminas, minerais, prebióticos e probióticos, como também análise microbiológicas de indicadores e diversos patógenos importantes para a indústria de alimentos.

Também na parte de segurança dos alimentos, o laboratório dispõe de equipamentos e equipe treinada para realizar análises de substâncias contaminantes de processo, como de metais pesados, pesticidas, antibióticos etc. Os testes verificam o atendimento aos padrões de segurança dos alimentos e às legislações específicas. São mais de 90 métodos de análise, que seguem os requisitos da ISO 17025, norma específica para a gestão da qualidade em laboratórios.

No Brasil, o NQAC realiza cerca de 200 mil análises microbiológicas e físico-químicas por ano, e atua em conjunto com laboratórios de qualidade instalados em todas as fábricas da Nestlé no País, além dos postos de recebimento de leite utilizados pela empresa, fornecedores parceiros (co-fabricantes), o NQCC (Nestlé Quality Control Center, específico para análise de café verde), além de licenciadas e coligadas.

Segundo Politi, a implementação adequada de segurança dos alimentos exige conhecimento científico, e os testes analíticos devem estar integrados ao programa geral de segurança e conformidade legal de qualquer empresa do setor alimentício. “É responsabilidade dos fabricantes produzir alimentos seguros, que atendam às necessidades dos consumidores, e a gestão dessas frentes se dá em toda a cadeia de valor”, comenta.

“A segurança dos alimentos envolve manusear, armazenar e preparar alimentos de forma higiênica para garantir que nossos alimentos mantenham nutrientes suficientes para que possamos ter uma dieta saudável, como define a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentos”, explica o gerente do NQAC Brasil. A gestão de Qualidade e Segurança dos Alimentos acontece de forma integrada às atividades de higiene, manuseio, tecnologia de processamento, bem como às análises de controle realizadas ao logo do processo e no produto já finalizado.

“Por essa razão, falhas na gestão podem ter graves consequências, inclusive prejudicar a saúde do consumidor e a reputação da empresa”, alerta Politi. As atividades de controle de qualidade têm o objetivo de verificar a eficiência dos programas e demonstra a robustez dos sistemas de qualidade e segurança dos alimentos. Ainda segundo o gerente do NQAC, é possível internalizar o serviço ou contar com a colaboração de laboratórios externos. Em ambos os casos, é fundamental selecionar o parceiro certo para essa função crítica.

Definir um laboratório em que você pode confiar para fornecer resultados precisos e oportunos para seus produtos antes que eles atinjam os consumidores deve ser tomada com base em diversos fatores. A seguir algumas dicas sobre como escolher um parceiro confiável:

• Tecnologia de ponta: um dos fatores mais importantes para um laboratório de análise de alimentos é contar com centros tecnológicos avançados para análises microbiológicas e físico-químicas de alta precisão. No caso do NQAC, utilizam-se métodos com tecnologia de ponta, como espectrometria de massas, que possibilita a detecção de mais de 600 compostos de pesticidas e drogas veterinárias, garantindo a segurança e cumprimento com os requisitos legais das matérias-primas utilizadas na fabricação dos produtos. O NQAC também está apto a detectar e quantificar organismos geneticamente modificados em alimentos.

• Equipe de primeira linha: por ser um processo complexo, as análises devem ser conduzidas por uma equipe de profissionais de alto nível técnico, composto por doutores em Química Analítica e Ciência dos Alimentos, além de mestres em Química, Tecnologia de Alimentos e Microbiologia de Alimentos, graduados em instituições de ensino de referência em suas áreas. No NQAC, os profissionais também passam periodicamente por atualizações.

• Acreditação: os métodos analíticos utilizados no NQAC são acreditados pela ISO 17025, em conformidade com os mais altos padrões internacionais de competência para laboratórios de ensaio e calibração, com todas as certificações necessárias para garantir resultados rápidos e confiáveis.

• Política de portas abertas: um bom laboratório deve ter uma política de portas abertas, que permita visitar as instalações e, inclusive, estar disponível para uma eventual auditoria de um cliente ou de um auditor de terceiros.

• Segurança e confidencialidade: requisitos essenciais para garantir que dados de clientes sejam protegidos por políticas de segurança da informação, e reforcem a relação de confiança com o laboratório.

• Tempo de resposta e nível de serviço: o laboratório deve tratar as amostras com agilidade e iniciar o processamento conforme elas são recebidas para atingir o tempo de resposta e nível de serviço. “É fundamental receber os resultados em tempo hábil, atendendo às necessidades de cada cliente”, comenta Politi.

• Atendimento de excelência: é essencial contar com um time que compreenda o negócio dos clientes e, principalmente, forneça um atendimento personalizado, com conhecimento técnico e que garanta a confiança entre as partes.

• Conhecimento de mercado: o cenário da indústria de alimentos está em constante evolução e o laboratório parceiro deve se adaptar para atender a novos produtos e alterações regulamentares nos requisitos de teste e rotulagem.

Fonte e outras informações: (http://www.nqaclabs.com/araras/pt-br/).